1. Defina orçamento “realista” para encontrar casa
Trace um planeamento financeiro, vai ter uma melhor perspetiva do quanto pode pagar e, ao mesmo tempo, das despesas associadas à aquisição.
Para isso, deve analisar quanto dinheiro precisa em caso de empréstimo. Depois, decidir o montante para a entrada, além de precaver custos iniciais e eventuais imprevistos. 
  1. Esteja atento ao mercado e aos preços
Também é importante conhecer o estado do mercado. Conhecer as várias zonas que lhe possam agradar, determinar os prós e contras das várias casas no mercado, ter um conhecimento mais amplo pode fazer a diferença.
Além disso, apesar de certas casas na mesma localização terem o mesmo aspeto exterior, nem todas têm o mesmo potencial.
  1. Defina valor para a entrada
Para obter financiamento, vai precisar entre 10 a 20% do preço da casa ou valor da avaliação (o menor dos dois). Isto significa que, para uma habitação que custe 200.000€, precisa, no mínimo, de 20.000€ a 40.000€ de entrada.
Ainda assim, tenha em consideração que não deve gastar todas as suas poupanças para dar entrada numa casa. Em primeiro lugar, porque não é a única despesa que vai ter. Em segundo, porque não é aconselhável ficar sem quaisquer poupanças para eventuais imprevistos.
  1. O que é mais importante para si numa casa?
Pesar os prós e contras de diferentes habitações é um dos fatores mais importantes para ter sucesso na hora de comprar uma casa, e ter consciência de que pode ter que fazer algumas cedências relativamente aquilo que procura.  
Aspetos como o tamanho da habitação, a sua localização, a exposição solar, o conforto e tranquilidade são alguns dos pontos que deve analisar para não só refinar a sua pesquisa de imóveis, mas também para não se desiludir na altura da aquisição.
  1. Visite, visite e visite até encontrar a casa
As pesquisas online são uma grande ajuda, mas não dispensam as visitas presenciais. Ver uma casa com os seus olhos é diferente, para além da sensação real que lhe transmite.
  1. Conte com ajuda de um profissional
Hoje em dia existem várias ferramentas à disposição que permitem divulgar e anunciar a venda de um imóvel. O profissional dedica-se a anunciar e promover o imóvel, gerir os contactos com potenciais compradores, agendar e realizar as visitas, informar sobre a documentação a reunir, etc.