FacebookPixel

Meta para 2022: investir no mercado imobiliário

Se quer investir e tem liquidez para o fazer, então o investimento imobiliário pode ser a solução ideal para rentabilizar o seu dinheiro. Liquidez é a facilidade de um ativo ser transformado em dinheiro sem perdas significativas em valor. Assim surge o mercado imobiliário como investimento:
06 jan 2022 min de leitura
O mercado do investimento imobiliário continua atrativo, sobretudo para quem pretende diversificar os seus investimentos. 

Assim, as baixas taxas de poupança, o crédito à habitação acessível e o risco associado a determinado tipo de investimentos (bolsa, fundos de investimento, entre outros), fazem com que, cada vez mais, o investimento no mercado imobiliário se apresente como uma boa solução para rentabilizar o seu dinheiro.

Para o ajudar a iniciar a aventura do investimento imobiliário, quer em termos de renda fixa, quer em termos de ganhos de capital, deve:
  1. Conhecer o mercado
Comece por fazer um reconhecimento do terreno, é importante perceber as dinâmicas locais e quais os melhores investimentos a fazer.
Para investir no mercado imobiliário é importante que tenha conhecimento dos riscos e das oportunidades. Procure entender com um especialista do mercado o que pode ser mais vantajoso para a sua situação.

Não se concentre apenas na realidade atual de uma localização específica, dedique algum tempo a entender o mercado antes de efetuar um investimento. Por exemplo, analise o histórico de preços na região do imóvel.
  1. Escolher uma zona atrativa
Uma zona atrativa não é necessariamente uma zona barata ou cara. É sim, um lugar onde as pessoas gostam de viver e isso depende de vários fatores.

Para isso, avalie todos os fatores que possam ter impacto na qualidadede vida das pessoas, e consequentemente, influenciar os preços das casas nessa zona.
  1. Acompanhar o ritmo da tecnologia
Na hora de escolher um imóvel para investir, olhe para o edifício e verifique se este tem as condições adequadas de sustentabilidade e conectividade. Verifique ainda a segurança nos acessos, elevadores e áreas comuns.

Coloque a tecnologia ao serviço do arrendatário e promova igualmente o seu imóvel, por exemplo: disponibilize a opção de pagamento online ou uma “tour virtual” para dar a conhecer o seu imóvel.
  1. Conhecer os números
Deve questionar-se se sabe qual é o valor justo de uma habitação. Para isso deve calcular a taxa de capitalização (A taxa de capitalização é simplesmente o valor do rendimento sobre o capital investido):

Taxa de capitalização = valor do imóvel
Valor do imóvel = renda – despesas

Assim, fica a saber o valor real do seu imóvel no momento da venda, já descontando os respetivos impostos e despesas associadas ao mesmo. Ou seja, o valor liquido que iria receber de uma eventual venda.

Um dos maiores erros que um proprietário pode cometer é esquecer as despesas quando calculada a taxa de capitalização.
 
Veja Também
Outras notícias que poderão interessar
Estamos disponíveis para o ajudar Pretendo ser contactado
Data
Hora
Nome
Contacto
Mensagem
captcha
Código
O que é a pesquisa responsável
Esta pesquisa permite obter resultados mais ajustados à sua disponibilidade financeira.