Quando compra um imóvel com crédito habitação as despesas são diferentes no caso de quem compra com capitais próprios. Vamos entender as despesas relativas a cada caso:

Quais as despesas na compra de um imóvel com capitais próprios?

- IMT – Imposto Municipal sobre Transações onerosas de imóveis – calculado com base num simulador. Sendo que pode existir lugar a isenção deste imposto. O imóvel deverá ser para habitação própria e permanente e o valor inferior a 92.407€.
Simulador - https://bit.ly/3BFws3u
- Imposto de Selo – corresponde a 0,8% sobre o valor do imóvel;
- IMI – Imposto Municipal sobre Imóveis – calculado de acordo com uma tabela do Governo, mas a taxa varia sempre entre 0.3% e 0.8% do valor patrimonial tributável;
- Custos da escritura de compra e venda do imóvel – Depende sempre das tabelas dos cartórios notariais e conservatórias do registo predial.

! Existem outros valores que precisa de ter em conta. Como os prémios dos seguros, valores do condomínio, assim como também outras despesas que possam surgir com a manutenção do próprio imóvel.

No caso de recorrer a financiamento, acrescentam aos impostos e aos custos de escritura do imóvel, as respetivas despesas:

- Comissões bancárias associadas ao pedido do crédito de habitação.
- Imposto de selo – precisará de pagar 0.6% sobre o valor do financiamento do crédito à habitação;
- Escritura do financiamento;