FacebookPixel

Sabias que, podes ter vantagens em apostar numa certificação energética mais elevada?

Se vais comprar um imóvel é importante teres conhecimento da Certificação Energética do imóvel em questão. Uma certificação mais elevada está associada a uma despesa futura menor. Além do mais podes ainda tirar partido das medidas de melhoria.
21 jul 2023 min de leitura
A Certificação Energética do imóvel em que vais investir é muito importante!

Algumas das vantagens de uma classe energética alta, para além do custo reduzido de energia e eletricidade, são: podes conseguir uma bonificação; usufruir de benefícios fiscais em sede de IMI ou IMT, ou redução de taxas para a reabilitação; valorizar o teu imóvel;
Na hora da venda, uma casa com uma classe energética mais elevada tem uma vantagem competitiva no mercado imobiliário. A classe energética é uma informação obrigatória a colocar quando se promove um imóvel.

O que é o certificado energético?

É um documento que avalia a eficiência energética de um imóvel numa escala de A+ (muito eficiente) a F (pouco eficiente), emitido por profissionais reconhecidos pela Agência para a Energia (ADENE) – entidade gestora do sistema de certificação energética de edifico (SCE).

Como é avaliado o desempenho energético?

O desempenho energético de uma habitação é avaliado com base no consumo de energia para aquecer e arrefecer o ambiente, preparar água quente sanitária e para ventilação mecânica, caso exista. Os valores são comparados com os obtidos para um edifício de referência semelhante ao analisado. Embora as informações possam variar numa utilização real, é a única forma de se conseguir uma comparação mais objetiva entre edifícios da mesma categoria.

O que determina a classe energética?

A Certificação Energética é influenciada por informações como a localização do imóvel, o ano de construção, se se trata de um prédio ou de uma moradia, o piso e a área, assim como a constituição das suas envolventes (paredes, coberturas, pavimentos e envidraçados). Os equipamentos associados à climatização (aquecimento e arrefecimento ambiente), ventilação e à produção de águas quentes sanitárias também influenciam.

Que informações encontramos no Certifico Energético? 
  • classe energética do teu imóvel e a respetiva eficiência na utilização de energia, tais como o aquecimento e o arrefecimento do ambiente e as águas quentes sanitárias;
  • os principais componentes construtivos do edifício (paredes, pavimento, janelas, etc) e a classificação do seu comportamento térmico;
  • algumas propostas de medidas de melhorias com o objetivo de reduzir o consumo de energia e melhorar o conforto;
  • uma estimativa dos custos de adaptação do edifício de acordo com as mudanças sugeridas e a estimativa do impacto financeiro que estas melhorias representam.
Como tirar partido das medidas de melhoria?

Várias páginas do certificado são dedicadas a descrever, em pormenor, as medidas de melhoria propostas, bem como o impacto da sua implementação nos indicadores de desempenho energético.
 
Veja Também
Outras notícias que poderão interessar
Estamos disponíveis para o ajudar Pretendo ser contactado
Data
Hora
Nome
Contacto
Mensagem
captcha
Código
O que é a pesquisa responsável
Esta pesquisa permite obter resultados mais ajustados à sua disponibilidade financeira.