Tecnologia e Inovação no Setor Imobiliário: Como a inovação está redefinindo a experiência de compra e venda de imóveis? Todos os dias anunciam-se novidades do mundo das tecnologias – novos serviços, aplicações ou funcionalidades – e o setor imobiliário não é exceção à regra e passou por uma transformação significativa nos últimos anos devido ao avanço da tecnologia. 04 set 2024 min de leitura As novas tecnologias vieram mudar a forma como compradores, vendedores e investidores interagem com o mercado imobiliário. Algumas transformações da tecnologia no setor imobiliário: Pesquisa online de imóveis A internet tornou-se a principal fonte de pesquisa de imóveis. Os portais imobiliários permitem uma pesquisa mais abrangente dos imóveis disponíveis no mercado, filtrando ainda pelas características pretendidas (como o preço, a localização, a tipologia, …) Visitas virtuais A tecnologia permitiu a criação de visitas virtuais de imóveis, através de 3D ou 360º. que dá a possibilidade dos compradores explorarem e “visitarem” um imóvel de forma interativa mesmo antes de visitá-lo pessoalmente, economizando tempo e deslocações desnecessárias. Home Staging virtual O Home Staging virtual permite aos compradores visualizarem como os móveis e decorações ficariam numa divisão vazia, fornecendo uma experiência mais imersiva. Análise de dados A análise de dados ajuda a desvendar as tendências atuais, antecipar mudanças iminentes e permite uma maior segurança na tomada de decisões estratégicas. Isto é, as ferramentas de análise permitem-nos perceber melhor as tendências do mercado, antever alterações nos preços e ajustar a estratégia de acordo com essas previsões e mudanças no mercado imobiliário. Marketing digital e redes sociais As redes sociais desempenham um papel fundamental na promoção de imóveis, alcançando um número maior de pessoas e um público específico por via de campanhas. Para além de permitir uma maior aproximação com os clientes. Avaliação de preços de imóveis Com o evoluir da tecnologia, atualmente é possível comparar determinado imóvel com outros, cuja as características se assemelham. Assim, garante uma melhor avaliação de preço de venda mais assertiva, num mercado que é, cada vez mais, dinâmico. Financiamento As novas tecnologias permitem realizar uma pré-análise de valores e submeter um pedido de crédito habitação com uma maior rapidez, permitindo reduzir tempo e custos para iniciar o processo de financiamento. Sustentabilidade As tecnologias inovadoras estão a ser utilizadas para melhorar a eficiência energética e a pegada ecológica na construção de imóveis. Existe uma aposta recente em casas pré-fabricadas, o que reduz o desperdício de materiais e o tempo de construção. Melhorar a experiência do cliente As novas tecnologias no mercado imobiliário mencionadas a cima, melhoram a experiência do cliente ao tornar o processo de compra e venda de imóveis mais eficiente, personalizado e acessível. Educação e informação As redes sociais, o acesso imediato a informação, podem ser considerados recursos educacionais, permitindo que os compradores, os proprietários e os investidores tomem decisões mais informadas. Partilhar artigo FacebookXPinterestWhatsAppCopiar link Link copiado