FacebookPixel

Tipos de imóveis residenciais e qual escolher?

Existem diferenças entre moradias e apartamentos e a forma como foram pensados para atender a uma necessidade específica traduz-se na sua utilização. Na hora de escolher o seu imóvel é essencial que conheça todos os tipos de moradia para saber qual o tipo de construção que melhor atende às suas necessidades e...
27 ago 2021 min de leitura
Antes de escolher entre moradia ou apartamento, deve analisar bem a sua situação pessoal e objetivos de vida, uma vez que podem existir alguns fatores que o possam facilitar a tomar a decisão.
  1. Preço da casa e orçamento disponível
Estabeleça o orçamento máximo disponível, vai permitir uma procura de imóvel mais concreta e sem surpresas a nível financeiro.
  1. Objetivos familiares
Perceber quais são os seus objetivos a médio longo prazo até ao momento. Se casar ou constituir família? Acolher mais do que um animal de estimação? Responder a estas questão também o orientam numa direção, se apartamento ou moradia.
  1. Arrendar ou Comprar?
Tenha em atenção o seu objetivo de negócio. Pretende comprar ou arrendar? Geralmente, arrendar é uma opção para quem vai sair de casa dos pais e não quer investir tanto dinheiro numa fase inicial, por outro lado comprar casa é uma opção para quem procura mais estabilidade.
  1. Está disposto a fazer obras?
Na hora de decidir entre uma moradia ou apartamento também deve equacionar a sua abertura a obras. Por norma, quem compra uma moradia acaba por investir mais dinheiro em obras, uma vez que as manutenções dos apartamentos ficam a cargo do condómino.
Tento em consideração estas questões e analisando a sua situação pessoal e objetivos de vida, vamos deixar algumas características que diferem de apartamento para moradia.

Apartamento

A especificidade de um apartamento é que é uma habitação que corresponde a apenas uma fração de um edifício. Um edifico com apartamentos pode ser denominado de prédio ou condomínio.
  • Os apartamentos geralmente são de mais fácil manutenção;
  • Tem sempre um vizinho ‘à mão’ para o ajudar em alguma emergência;
  • A segurança é mais apertada, sobretudo se viver num andar mais alto;
  • Em termos de limpeza, os apartamentos são mais fáceis de manter, não entrando tanto pó e sujidades;
  • Fácil acesso a vários serviços – hoje são muitos os condomínios que oferecem ginásio, sala de festas ou até piscinas e a sua utilização já está incluída na mensalidade.

Moradia

Aquela ideia de ter uma casa com jardim, alpendre, piscina, espaço cá fora para os miúdos brincarem, possibilidade de ter um (ou mais) animais de estimação, é apelativa e o sonho de muitas pessoas.
Aliada à condição de viver numa moradia, há variadíssimas vantagens que deve considerar:
  • Evita alguns potenciais problemas com vizinhos;
  • Não fica obrigado a pagar condomínio;
  • Possui mais espaço;
  • Maior flexibilidade em termos de ruído (dado que não existem vizinhos por cima e por baixo);
  • Por norma, tem também sempre um espaço exterior, pelo que ganha liberdade para ter animais e até uma mini horta;
  • Se for o caso, uma moradia com garagem protege mais o seu automóvel;
  • Vai fazendo as obras à medida que pode e quer.
Veja Também
Outras notícias que poderão interessar
Estamos disponíveis para o ajudar Pretendo ser contactado
Data
Hora
Nome
Contacto
Mensagem
captcha
Código
O que é a pesquisa responsável
Esta pesquisa permite obter resultados mais ajustados à sua disponibilidade financeira.