FacebookPixel

Tipos de Mediação Imobiliária

O mercado imobiliário tem vindo a dar provas de forte resiliência e dinamismo, e como todas as áreas também evolui com o tempo, hoje apresentamos alguns tipos de mediação imobiliária: Intermediação, Mediação e Representação.
03 fev 2022 min de leitura
Estes tipos de mediação imobiliária estão diretamente ligados com a evolução da mediação e com o que espera um cliente de um agente imobiliário.

O que espera um cliente de um agente imobiliário?

O cliente, seja ele comprador, vendedor ou investidor, pretende que o agente imobiliário cumpra com as suas necessidades em relação à venda ou compra de imóvel e recorrem a um agente imobiliário com a expectativa de uma resposta assertiva, baseada em factos e quase imediata. 

A relação do agente imobiliário com o cliente assume-se como o elo de ligação entre o sonho e desejo do cliente e a concretização de um negócio.

Tipos de Mediação Imobiliária

Intermediação

No imobiliário os primeiros intermediários eram apenas pessoas que conheciam alguém que tinham interesse em vender um imóvel e por outro lado, também conheciam pessoas que tinham interesse em comprar um determinado produto imobiliário. A função do intermediário era somente de garantir que as duas partes - comprador e vendedor - entravam em contacto uma com a outra.

Não havia qualquer intervenção na realização do negócio. Se as partes se entendessem, o intermediário recebia uma comissão, normalmente, da pessoa que vendia, mas também poderia receber da pessoa que comprava, mas nunca de ambas as partes.

Mediação

A intermediação foi evoluindo ao longo dos tempos por uma outra atividade que não passasse apenas pela capacidade de juntar duas partes, surge a assim a Mediação.

Esta é caracterizada pela aptidão de colocar-se ao serviço de ambas as partes - comprador e vendedor -, ajudando na resolução de problemas e potenciando a oferta, seja de quem está interessado em comprar, como de quem está interessado em vender para assim fecharem com um entendimento.


A maior diferença está no profissional que intervém: negoceia, aconselha, ajuda de forma proactiva ambas as partas, com o objetivo de chegar a um entendimento e alcançar um consenso.

Representação

Da evolução da Mediação surge a Representação. Esta assume que o profissional é uma pessoa que tem o mandato de representar outra\as pessoas.
Veja Também
Outras notícias que poderão interessar
Estamos disponíveis para o ajudar Pretendo ser contactado
Data
Hora
Nome
Contacto
Mensagem
captcha
Código
O que é a pesquisa responsável
Esta pesquisa permite obter resultados mais ajustados à sua disponibilidade financeira.